NOTÍCIAS

Exposição em SP mostra que a Jamaica vai além de Bob Marley

Jamaica, Jamaica! pode ser visitada gratuitamente no centro da capital paulistana, de 15 de março a 26 de agosto.

 

Uma megaexposição sobre cultura jamaicana estreia nesta quinta-feira (15), em São Paulo. Depois de passar por Paris (França), a mostra Jamaica, Jamaica! pode ser visitada gratuitamente no Sesc 24 de Maio, no centro da capital paulistana, até 26 de agosto (veja serviço abaixo).

Ocupando o quinto andar do espaço, equivalente a 1.300m², a exibição traz fotografias, capas de discos, instrumentos musicais, folhetos, documentos, áudios e imagens de coleções particulares e instituições.

 

 

O projeto original da Cité de la Musique, em Paris, traça um panorama cronológico e histórico da ilha, tendo a música como guia. Dessa forma, o público brasileiro poderá aprender mais sobre a Jamaica através de oito núcleos, nos quais, em conjunto, traçam um olhar político, social e cultural.

A curadoria da mostra é do jornalista e diretor cinematográfico Sébastien Carayol. O francês quer mostrar que o paraíso caribenho vai além do reggae e de seu "Rei", Bob Marley.

— Para mim, a música jamaicana sofre com a falta de conhecimento sobre a cultura local. O público em geral só sabe metade da sua história, então isso dificulta que ela possa chegar ao nível de respeito que outros estilos "black" conseguiram na Europa (jazz, soul, funk e rap). Por exemplo, na França, o público sabe que Bob Marley faz reggae, mas você vai ficar surpreso em notar que algumas pessoas nem sabem que ele era jamaicano!

 

Além da história da própria ilha, a exibição do Sesc ganhou uma parte dedicada a conexão Brasil-Jamaica, comemora Sébastien Carayol.

— Eu adoro quando a música jamaicana chega a algum lugar e se mistura com as culturas locais. Ela se encontrou com o som eletrônico no Reino Unido e se tornou UK Dub, atingiu o Maranhão com seu próprio sound system e deu origem ao samba reggae da Bahia. Essa mistura e compartilhamento cultural faz parte do DNA do Brasil.

A exposição ainda tem uma vasta programação integrada, com cursos, palestras, encontros e oficinas.

 

 

 

Fonte: r7.com

Publicada em: 25/03/2018

 

PEDIDOS

PARCEIROS

Ver parceiros +

PREVISÃO DO TEMPO

Atualizado em 26-05-2018 22:02:46
© 2018, reggaeobem.com.br - Todos os direitos reservados.